Ir para Página Inicial

4 Inflamações

Conceito: A inflamação é uma resposta defensiva local, frente a ação de agentes lesivos, caracterizada por uma sequência de fênomenos irritativos, vasculares, exudativos, degenerativos necróticos e produtivos reparativos acompanhados ou não por reação geral do organismo. Podem ser classificados clinicamente e histopatologicamente em agudos e crônicos.

Tabela comparativa inflamação aguda e crônica:

Inflamação Aguda Inflamação Crônica
Tempo Curto (horas-dias) Longo (semanas, meses, anos)
Agente agressor Alta patogenicidade Baixa patogenicidade
Tipo de dor Presente – intensidade variável Ausente ou baixa intensidade
Células Neutrófilos Linfócitos, plasmócitos e macrófagos
Fenômenos Vasculares e exsudativos resultando em hiperemia e edema Proliferativos que resulta em fibroplasia e angiogênese

OBS: Dependendo de modificações no agente agressor ou na capacidade de resposta do hospedeiro, a inflamação aguda pode cronificar ou a inflamação crônica pode agudizar. Existem situações aonde são observadas características de ambas e, portanto, são denominadas de inflamação crônica com agudização.

4.1 Inflamação crônica com agudização

Descrição

Fragmento de mucosa revestido por tecido epitelial estratificado pavimentoso ceratinizado. No tecido conjuntivo subjacente observa-se hiperemia, caracterizada por dilatados e congestos (asteriscos pretos), trombos - degeneração hialina intra-vascular (asteriscos vermelhos), edema peri-vascular, áreas de fibroplasia e angiogênese - células endoteliais jovens são mais volumosas (asteriscos vermelhos). Observarmos predomínio de plasmócitos e linfócitos e escassos neutrófilos.

Dados importantes para o diagnóstico

Observar fenômenos característicos de inflamação aguda como hiperemia (aumento de vasos funcionantes), exsudato/edema e infiltrado de neutrófilos, associados a eventos crônicos como angiogênese (asteriscos verdes), fibroplasia, infiltrado de plasmócitos e linfócitos.

Diagnóstico

Granuloma Piogênico

4.2 Inflamação Crônica

Descrição

Fragmento de mucosa revestido por tecido epitelial estratificado pavimentoso ceratinizado. Subjacente a ele, vemos o tecido conjuntivo com intensa fibroplasia, angiogênese e células inflamatórias crônicas (linfócitos, plasmócitos e macrófagos).

Dados importantes para o diagnóstico

Angiogênese (setas A), fibroplasia (setas B), infiltrado de linfócitos (asterisco amarelo) e plasmócitos (asterisco vermelho) → Tecido de granulação.

Diagnóstico

Hiperplasia Inflamatória.

4.3 Abscesso Crônico

Descrição

Nesta lâmina observam-se três zonas principais:

Dados importantes para o diagnóstico

Presença de pus colecionado (área aguda) envolto por capsula fibrosa e infiltrado linfoplasmocitário (área crônica).

Diagnóstico

Abscesso crônico.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0